1. Aumentar o impacto da Olivares Vivos nos objectivos do Programa LIFE e, em particular, nas estratégias seguidas pela União Europeia para travar a perda de biodiversidade.
2. Conseguir uma melhor integração dos resultados e das lições aprendidas com o projeto anterior, LIFE Olivares Vivos, nas políticas ecológicas europeias, nos requisitos de condicionalidade reforçada e no desenvolvimento dos regimes ecológicos para as alterações climáticas e o ambiente da nova PAC.
3. Compreender melhor os efeitos a médio prazo das medidas de recuperação sobre a biodiversidade.
4. Preparar e desenvolver a expansão do modelo olivícola proposto por Olivares Vivos às principais regiões olivícolas da União Europeia.
5. Aumentar a replicação do modelo Olivares Vivos da Andaluzia para outras regiões de Espanha, Portugal, Grécia e Itália.
6. Garantir a replicabilidade do modelo em ambientes sensíveis às alterações climáticas
7. Promover a criação de empregos verdes como resultado dos novos nichos de mercado gerados pelo modelo da Olivares Vivos.
8. Alargar o modelo a outros sectores da olivicultura, como o da azeitona de mesa.
9. Reforçar as capacidades dos olivicultores através de formação sobre as vantagens dos serviços ecossistémicos e os seus benefícios em termos de rentabilidade.
10. Melhorar a formação do pessoal técnico em aconselhamento e certificação ambiental para responder à procura do selo Olivares Vivos.
11. Expandir as opções de produção e distribuição dos azeites Olivares Vivos para facilitar a chegada ao mercado e aos consumidores do seu valor acrescentado de cuidado ambiental.
12. Melhorar a competitividade do sector do azeite e aumentar a sua capacidade de resistência, através de estratégias de diferenciação baseadas no valor acrescentado.
13. Melhorar os conhecimentos e a sensibilização dos agricultores para a conservação da biodiversidade e os métodos de gestão sustentável.
14. Tornar a Olivares Vivos numa referência para os consumidores em termos de conservação da biodiversidade.
15. Conceber uma estratégia para reproduzir o modelo da Olivares Vivos noutros países da UE situados na zona mediterrânica.
16. Conceber uma estratégia de transferência do modelo Olivares Vivos para outras culturas lenhosas, com particular interesse para a vinha.
La Sociedad Española de Ornitología es la entidad conservacionista decana de España. Desde 1954, sigue teniendo como misión conservar la biodiversidad, con la participación e implicación de la sociedad, siempre con las aves como bandera.
SEO/BirdLife es la representante en España de BirdLife International, una federación que agrupa a las asociaciones dedicadas a la conservación de las aves y sus hábitats en todo el mundo, con representación en más de 100 países y más de 13 millones de socios.
Es el socio coordinador del LIFE Olivares Vivos+.